quinta-feira, 14 de maio de 2009

Apocalipse por Dürer
































O Apocalypsis cum Figuris é uma famosa série de xilogravuras da autoria de Dürer. Fazem parte do Livro da Revelação, publicado em 1498, que rapidamente lhe trouxe muita fama pela Europa fora.
Começou estas xilogravuras durante a sua primeira viagem a Itália (1494-95), e foram publicadas em 1498, tanto em Latim como em Alemão em Nuremberga, cidade natal do mestre.
De resto é só examinar as imagens com atenção para perceber a genialidade de cada uma. Tive o cuidado de as meter em ordem de acordo com o texto.

Tive o prazer de ver esta série completa de xilogravuras na Pinacoteca Ambrosiana em Milão no ano passado. Foi das coisas mais belas que já vi em toda a minha vida. Examinar cada traço, comparar com o texto... não tem explicação. Se tiverem a oportunidade de as ver ao vivo um dia, não pensem no preço, vai ficar na vossa memória para toda a vida.



1 comentário:

Patrícia Lino disse...

Querida Catarina, boa noite!
É claro que me lembro. Mas é claro.
Perdoa-me a demora, mas só agora li as tuas palavras. O blogue onde vou publicando algumas das coisas que escrevo é privado, mas basta que me dês o teu e-mail. Assim, enviar-te-ei um convite. Peço-te que me envies então, o teu contacto para patricialino1@sapo.pt. É o contacto que uso para praticamente tudo. Estou aqui para o que precisares, querida.

Um abraço apertado. Espero que esteja tudo bem,
Patrícia